PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Detalhes do Curso

Carga Horária: 240 Horas
Tipo: Extensão e Aperfeiçoamento EAD
Área: Educação

 

MATRIZ CURRICULAR

Mód. Disciplinas CH Ementa C Comuns E Específicas
C 1 Práticas Pedagógicas de Administração Escolar 60 A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar.
C 2 Práticas de Liderança e Gestão de Equipes 60 Complexidades da Prática de Liderança no Ambiente de Trabalho; Capacitação dos Profissionais de Organizações: Uma Necessidade Permanente; A Implementação de Ação Estratégica na Empresa: Uma Experiência Significativa que deu Certo; Liderar na Equipe: A Partir de Quais Valores?; Como Construir uma Empresa de Sucesso na Atualidade?; Liderança na Empresa: Quais são as Responsabilidades de Seus Líderes?; Modelos de Gestão: Líderes e Chefes; Gestão de Equipes na Escola e Seus Desafios; Lições de Liderança.
C 3 Práticas Pedagógicas do Orientador Educacional 60 A Pedagogia e a Orientação Educacional; Um Breve Histórico sobre a Orientação Educacional; Fundamentos da Orientação Educacional; As Características do Orientador Educacional; As Práticas do Orientador Educacional; Criando Espaços para Educar; O Orientador e o Planejamento; Passos para o Planejamento do Orientador; O Orientador Escolar: Agente de Mudanças; Profissionais Abertos para a Educação do Futuro; O Orientador: Gestor, Líder, Dirigente, Organizador e Criador; Orientador: Postura Crítica e Reflexiva; O Orientador e as Novas Tecnologias; A Função da Escola e a Família; Atuação, Habilidades e Competências do Orientador Educacional.
C 4 Planejamento e Avaliação Educacional 60 Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula.
Total 240 horas

 

 

Faça a sua inscrição preenchendo os campos abaixo com suas informações

Com a inscrição você receberá informações mais detalhadas sobre o curso e muito mais.

Vamos lá! Leva menos de 2 minutos.

Após enviar a sua inscrição você receberá um e-mail com seus dados e o link para pagamento da matrícula.