ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Detalhes do Curso

Carga Horária: 300 Horas
Tipo: Extensão e Aperfeiçoamento EAD
Área: Educação

 

MATRIZ CURRICULAR

Mód. Disciplinas CH Ementa C Comuns E Específicas
C 1 Práticas Pedagógicas do Orientador Educacional 60 A Pedagogia e a Orientação Educacional; Um Breve Histórico sobre a Orientação Educacional; Fundamentos da Orientação Educacional; As Características do Orientador Educacional; As Práticas do Orientador Educacional; Criando Espaços para Educar; O Orientador e o Planejamento; Passos para o Planejamento do Orientador; O Orientador Escolar: Agente de Mudanças; Profissionais Abertos para a Educação do Futuro; O Orientador: Gestor, Líder, Dirigente, Organizador e Criador; Orientador: Postura Crítica e Reflexiva; O Orientador e as Novas Tecnologias; A Função da Escola e a Família; Atuação, Habilidades e Competências do Orientador Educacional.
C 2 Práticas Pedagógicas do Supervisor Escolar 60 A Supervisão Educacional no Brasil em Perspectiva Histórica e Política; Atribuições Legais Quanto à Supervisão Educacional no Brasil; Concepções Sobre a Supervisão Educacional; Perfil do Supervisor Educacional; Papéis e Funções do Supervisor Educacional; Práticas e Técnicas da Supervisão Educacional; O Supervisor Educacional e a Formação de Professores; O Supervisor Educacional e os Parceiros de Trabalho; O Estudo na Prática Supervisora; Mecanismos que Auxiliam o Trabalho do Supervisor Educacional; O Supervisor Educacional e o Processo de Avaliação Escolar.
C 3 Planejamento e Avaliação Educacional 60 Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula.
C 4 As TIC Aplicadas no Ensino Superior 60 As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Aplicadas no Ensino Superior; O Uso das TIC e os Novos Paradigmas Educacionais: A Internet e o Ensino Superior; As TIC e o Fazer Docente na Modalidade EAD; O Ensino Superior e a Mediação Pedagógica Através das TIC 25; Uso das TIC nas Licenciaturas: Publicações Acerca do Tema.
C 5 Políticas Públicas Educacionais 60 A Conceituação e Fundamentação Teórica dos Termos; O Significado de Política; As Políticas Públicas Educacionais; O Contexto das Políticas Públicas no Neoliberalismo; O Processo de Descentralização: Do FUNDEF ao FUNDEB.
Total 300 horas

 

 

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