Detalhes do Curso
MATRIZ CURRICULAR
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
C | 1 | Métodos e Técnicas de Trabalho com Famílias | 60 | Neoliberalismo e Políticas Públicas e Sociais; Políticas de Emancipação no Estado Capitalista; Gestão Democrática em Educação e Saúde; Terceiro Setor no Brasil: Questões Jurídicas, Administrativas e Sociais; Transformações na Família: Sua Relação com O Trabalho, A Cultura e A Sociedade; Trabalhando com Famílias em Saúde da Família. |
C | 2 | Planejamento e Avaliação Educacional | 60 | Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula. |
C | 3 | Políticas Públicas de Inclusão | 60 | Declaração Mundial de Educação para Todos ? Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem; Declaração de Salamanca ? Divisor de Águas como Perspectiva de Acesso de Todos à Educação Escolar; Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Pessoa Portadora de Deficiência Guatemala ? 1999; Declaração de Nova Delhi; Declaração de Dakar ? Senegal ? 2000; Declaração de Cochabamba ? Bolívia- 2001; Declaração Internacional de Montreal Sobre Inclusão; Documentos Nacionais Relacionados ao Direito à Educação das Pessoas com Deficiência. |
C | 4 | Políticas Públicas em Saúde, Educação e Habitação | 60 | Os Antecedentes Históricos das Políticas Públicas Sociais; Políticas Públicas para Saúde; Políticas Públicas para Educação; Políticas Públicas para Habitação; A Política Social do Século XXI ? A Transferência de Renda. |
C | 5 | Práticas Pedagógicas de Administração Escolar | 60 | A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar. |
C | 6 | Práticas Pedagógicas do Supervisor Escolar | 60 | A Supervisão Educacional no Brasil em Perspectiva Histórica e Política; Atribuições Legais Quanto à Supervisão Educacional no Brasil; Concepções Sobre a Supervisão Educacional; Perfil do Supervisor Educacional; Papéis e Funções do Supervisor Educacional; Práticas e Técnicas da Supervisão Educacional; O Supervisor Educacional e a Formação de Professores; O Supervisor Educacional e os Parceiros de Trabalho; O Estudo na Prática Supervisora; Mecanismos que Auxiliam o Trabalho do Supervisor Educacional; O Supervisor Educacional e o Processo de Avaliação Escolar. |
Total | 360 horas |
Faça a sua inscrição preenchendo os campos abaixo com suas informações
Com a inscrição você receberá informações mais detalhadas sobre o curso e muito mais.
Vamos lá! Leva menos de 2 minutos.